TGA desafio da Teoria X Prática

O ensino da Teoria Geral da Administração na FAE procura aliar: Teoria X Prática.

A Inteiração entre Teoria e Prática tem levado os Acadêmicos do Curso de Administração da FAE, na disciplina de Teoria Geral da Administração, numa verdadeira imersão de como é importante à reflexão dos conceitos teóricos com a vida real nas empresas.

De nada adianta dizer que o mercado está cada vez mais concorrido, que os clientes estão cada vez mais exigentes e que sobreviver neste mercado conturbado é uma tarefa quase impossível, parece não mais surpreender, ou seja, não é novidade para quem quer realmente resultados, diz o Prof. Cladi Bonatti.

É verdade que não há muito mais espaço para aventuras e aventureiros, que contam com os bons ventos e a sorte na condução de seus negócios. Há sim, espaço para ações coerentes, pensadas, de forma racional e não emocional. Uma das estratégias das empresas, inclusive das micro e pequenas empresas, é criar a cultura de pensar, de planejar estrategicamente. As empresas que já interpretaram esse conceito é as que estão se diferenciando e sobrevivendo nesse mercado bastante conturbado.

O hábito de planejar deveria estar presente em tudo, na empresa e até na nossa vida pessoal. Por que não? Há quem pense que planejamento, esta poderosa ferramenta que desde alguns anos vem ajudando empresas a se desenvolverem, é coisa apenas de empresas de grande porte. Isso tem sido um grande equívoco. A lógica da utilização do planejamento serve desde a pequena até a grande empresa, pois permite preparar a organização para enfrentar mudanças, mostrando caminhos, corrigindo erros de forma racional e com base em dados e informações coletadas no ambiente. Uma poderosa ferramenta para um bom encaminhamento do planejamento, é a chamada “comunicação”: Comunicação com o público interno, seu primeiro cliente, e com o público externo, o mercado.

Segundo o Prof. Cladi Bonatti, da disciplina de TGA da Faculdade Anglicana de Erechim, quando uma empresa não se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos. Algo está errado. Você tem ouvido seu público-alvo? Existe comunicação interna e externa?

Muitas empresas com produtos de qualidade pecam por não manterem um contato eficiente com seus funcionários, público-alvo, com a comunidade, o que resulta na quebra do nome da empresa perante o público consumidor. Sendo assim as melhores empresas passam por constantes transformações com o objetivo de permanecerem as mesmas.

A Metodologia da disciplina de TGA, segundo o Prof. Cladi , é conhecer os métodos teóricos e interagir na vida real das empresas. Em todas as aulas da disciplina de TGA, após analisar a teoria administrativa, os acadêmicos são convidados a uma reflexão da realidade atual das organizações com o ambiente, o mercado consumidor.

Em uma dessas atividades, por exemplo, os alunos foram convidados a trabalhar um ambiente crítico de uma organização empresarial, que é a comunicação da empresa com seu público-alvo e com o mercado.

Os acadêmicos, na simulação apresentada pelo Professor, foram convidados a se colocarem na condição de donos de uma empresa que está enfrentando dificuldades de relacionamento com o público consumidor. Durante muito tempo acreditou que seus produtos eram líderes de mercado até que nos últimos meses sua empresa caiu no esquecimento por falta de divulgação dando assim vantagem às empresas concorrentes.

O objetivo é estimular nos acadêmicos de como é a vida do dia-a-dia nas empresas, e como o Administrador deve se comportar para poder recolocar a empresa e produtos em destaque perante funcionários e consumidores. Assim são convidados a despertar o espírito empreendedor, a ousar e criar uma saída para superar essa deficiência.

Segundo o Acadêmico Luan Matheus Fernandes, do Nível I, da Disciplina de TGA, a comunicação empresarial, constitui uma importante ferramenta de comunicação porque é possível melhorar a imagem da empresa, de um produto ou mesmo o relacionamento com os funcionários e público alvo.

Em momentos de crise, a salvação chega por meio de muita criatividade e trabalho em equipe.  E essa experiência que o professor procura passar na sala de aula, tem um aproveitamento muito maior porque estamos aliando a teoria com a prática, porque os alunos trazem uma riqueza de informações de dentro das organizações e é possível vivenciar essas práticas em sala de aula diz o Professor.

Para o acadêmico Jean Carlos Kuemper, saber analisar, saber planejar e ouvir torna-se possível a criação de um plano eficiente voltado à comunicação empresarial e consecutivamente o sucesso da empresa.

A aula com esse método tem sido mais produtiva, os alunos têm mais atenção e interesse no conteúdo, porque estamos tendo a oportunidade de vivenciar a vida real de um Administrador no seu dia-a-dia na empresa, é o que relata o acadêmico Cássio Luis Balestrin.

Anúncios

Sobre Wagner Bueno

Administrador, Consultor e Professor
Esse post foi publicado em Teoria Geral da Administração. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s