A Interface da Contabilidade com a Administração

O termo contabilidade engloba uma série de definições, sendo possível defini-la como uma ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração.

A primeira publicação voltada para a ciência que hoje é chamada de Contabilidade data de 1494, foi elaborada pelo monge veneziano Luca Pacioli, que se interessava pelas questões matemáticas. Já no Brasil a história da contabilidade tem origem em 1770 quando surge à primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras, pelo rei de Portugal, Dom José, que expedeiu uma carta de lei a todos os domínios lusitanos. Neste documento, dentre outras regulamentações, fica estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial.

A complexidade crescente das corporações e governos levou a uma preocupação da sociedade com a organização da atividade contábil. Até meados do século XX, a contabilidade era vista como um processo (alguns a chamavam por isso de Contabilidade Histórica). No Brasil, diante das peculiaridades próprias da aplicação da matéria, foi proposto um sistema de funções que atendesse os três principais objetivos contábeis: Registro, Controle e Informação.

Com a crescente modernização e complexidade dos sistemas organizacionais a contabilidade vem se aprimorando para atender esses segmentos que buscam uma ferramenta, que atenda a parte fiscal e gerencial da empresa.

Dentro da Administração a contabilidade surgiu com a proposta de um sistema baseado em princípios contábeis, capaz de organizar a atividade para fins de atender a padronização da informação contábil e de outras necessidades dos administradores.

Apesar de utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisões, dentro de um sistema de informações.

A contabilidade esta relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, fazendo uma espécie de conexão entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar, medindo corretamente o impacto das ações locais no desempenho global, e pode ser também considerada como um agente motivador, pois premia as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa, na busca do melhor caminho.

A interface direta e indireta da contabilidade com a administração considera imprescindível o conhecimento básico para os profissionais da área, como instrumento de suporte para tomada de decisões da gestão empresarial (Ativo, Passivo, Patrimônio Liquido Lançamentos Contábeis através do método de Partidas Dobradas, Receitas, Despesas e Análises).

As organizações precisam estar preparadas para novos desafios, pois o sucesso pode durar pouco, e as vantagens conquistadas podem ser dissipadas em pouco tempo. A organização, bem como as pessoas, precisam aprender a lidar com as mudanças e abandonar os conceitos tradicionais.

Finalmente é possível afirmar que a contabilidade pela sua versatilidade possui respostas para as diversas necessidades competitivas, basta tão somente aos administradores à responsabilidade de se integrarem efetivamente na tomada de decisões, pois a mesma representa importante viabilização do sucesso empresarial.

Por fim, pode-se concluir que a consolidação entre a parceria da contabilidade e a administração, vem transpondo obstáculos na busca do Sucesso vital para a Sobrevivência da empresa.

Por Jacir Luiz Rossett , Professor titular da Disciplina Contabilidade Geral da FAE do curso de Administração

Anúncios

Sobre Wagner Bueno

Administrador, Consultor e Professor
Esse post foi publicado em Contabilidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s