Alunos de Administração classificados para a semifinal Estadual do Desafio Sebrae 2010

Duas equipes da Faculdade Anglicana de Erechim estão classificadas, e ficaram em primeiro lugar na chave que integram. Ao todo mais de 11 mil alunos estão participando no estado do RS e no Brasil um total de 158.484 estudantes. Em 2010, o Desafio Sebrae traz como tema o setor de fabricação de instrumentos musicais, para promover a gestão empreendedora junto ao público universitário, de onde surgirão os futuros profissionais e empresários do setor.


A Solo Musical Arts é composta pelos alunos: Daniel Bizzani, Jader Pedroso, Raian Pereira, Natan Franklin e Cristian Jager.

As duas equipes da FAE ficaram em primeiro lugar na chave que integram, conseguindo superar renomadas universidades e faculdades do Estado. “Superamos quatro equipes de universidades federais, como a da Santa Maria, Pelotas e Rio Grande e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos”, comemora a acadêmica Juliane Laviniki.

A empresa Musitec Instrumento é formada pelos estudantes: Juliane Laviniki, Fabiano Martins, Eduardo Pitt, Sandra Fabiane e Giovane Neumann.

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa. Durante mais de seis meses universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe. O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.

Cursando o quarto semestre de Administração, Daniel Bizzani, 24 anos, explicou que o Jogo é virtual é montado no cenário de uma cidade com oito empresas que representam as chaves em que cada grupo irá competir.

De acordo com o coordenador do curso de Administração da FAE, Wagner Bueno “o importante em estar participando do jogo é mostrar para a comunidade acadêmica e empresarial que incentivamos a participação em eventos que promovam e adicionem conhecimento à formação de nossos alunos e oportunizem a prática com a teoria.”

Integrante da outra equipe, Juliane Laviniki, 24 anos que cursa o quinto semestre de Administração explicou que o jogo é todo estratégia. Segundo ela, na primeira rodada as decisões a serem tomadas foram a compra da fábrica, a contratação de funcionários, compra de insumos para a produção e nível de qualidade do produto e formação do valor de venda da mercadoria. As rodadas seguintes foram todas iguais quanto às decisões a serem tomadas, o que mudava era o cenário (sazonalidade, taxa de juros e variação da atividade econômica). “As decisões baseavam-se em compra de insumos para produção, investimentos em Mix de produto, patrocínio, manutenção, pesquisa e desenvolvimento, treinamento, gastos com aumento de salário, distribuição de participação nos resultados, decidir qual a porcentagem de desconto nas vendas a vista e a prazo,” conta.

O jogo utiliza um software de gerenciamento que durante a competição avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão.

Cada uma das equipes tem um modo de trabalhar. Daniel explicou que na sua equipe cada participante estuda e tem a função de colaborar com a decisão a ser tomada em conjunto, como se fosse o planejamento estratégico de uma empresa, onde são levantadas várias idéias e após são tomadas as decisões em comum acordo focando o resultado. Já Juliane, explicou que cada integrante do seu grupo tem uma função. As duas empresas produziram neste primeiro semestre instrumentos musicais do tipo bateria. De acordo com Bizzani “essa classificação nos motiva mais ainda para estudar e avançar também na próxima fase que é a semifinal estadual. Nosso objetivo é passar a fase virtual e nos classificar para a fase nacional da competição.”

As etapas estaduais serão jogadas via internet. As fases semifinal nacional e final nacional são presenciais, sendo realizada em regime de imersão, em Recife/PE. A fase internacional será com vencedores nacionais de cada país participante do Desafio Sebrae.

Com a classificação das duas equipes a expectativa é de que os alunos mantenham a determinação e o estudo. Bueno esclarece que a participação do professor é somente como apoio de estudo e as decisões são tomadas pelos alunos.

Premiação: Os vencedores da etapa estadual, que inicia no dia 11 de agosto, recebem um troféu e a participação gratuita em um curso por eles escolhidos, dentre aqueles ofertados pelo Sebrae. As universidades de origem dos participantes das equipes vencedoras estaduais também recebem um troféu.

Na semifinal nacional cada participante de cada uma das oito equipes classificadas para a final nacional recebe como prêmio um computador do tipo notebook. E, na final nacional os participantes da equipe vencedora ganham uma viagem de 10 dias de duração a um centro de referência mundial em empreendedorismo, incluindo: passagem aérea, hospedagem, ajuda de custo para alimentação, guia local para as visitas técnicas, deslocamentos terrestres previstos na programação oficial e seguro de viagem.

Equipes: A Solo Musical Arts é composta pelos alunos: Daniel Bizzani, Jader Pedroso, Raian Pereira, Natan Franklin e Cristian Jager. E a empresa Musitec Instrumento pelos estudantes: Juliane Laviniki, Fabiano Martins, Eduardo Pitt, Sandra Fabiane e Giovane Neumann.

Anúncios

Sobre Wagner Bueno

Administrador, Consultor e Professor
Esse post foi publicado em Desafio Sebrae. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Alunos de Administração classificados para a semifinal Estadual do Desafio Sebrae 2010

  1. Ana Paula disse:

    Bom dia Prezados(as),

    Com o objetivo de fortalecer e valorizar os Administradores e o ensino de Administração, o Conselho Regional de Administração Santa Catarina – CRA-SC estará organizando, no mês de agosto de 2012, um evento internacional para debater a profissão do Administrador sob a ótica da academia, das empresas, do mercado e da gestão pública. Na oportunidade estaremos divulgando a Pesquisa do Perfil do Administrador Catarinense sob estas diferentes concepções. Participação especial em debate com CIRO GOMES.

    Nesse ínterim, queremos tornar de seu conhecimento a ação integrada dos trabalhos deste Conselho, através da Pesquisa supracitada, Seminários de Administração e o ADM Fórum 2012. Entrementes, seguem informações mais detalhadas sobre tais projetos:

    • Pesquisa “PERFIL, FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE TRABALHO AO ADMINISTRADOR DAS REGIÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA”: irá avaliar o perfil, a formação, a atuação e as oportunidades de trabalho ao administrador formado junto às empresas das regiões polo do Estado de Santa Catarina (litoral, nordeste, vale do Itajaí, planalto norte, planalto serrano, sul, meio-oeste e oeste), por setor pesquisado (industrial, comércio, serviços e administração pública estadual e municipal). A significância de tal pesquisa centra-se justamente na contribuição do CRA-SC para todas as IES de Santa Catarina que poderão adequar seus projetos pedagógicos as necessidades e demandas do mercado local. Nesse sentido, entendemos de extrema relevância em função dos desdobramentos de seus resultados a serem materializados nos diversos setores empresariais e governamentais, contribuindo, com isso, sobre maneira para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.

    • ADM FORUM 2012: consolidados, os resultados da Pesquisa serão apresentados e discutidos à luz da realidade das empresas dos diversos setores – público e privado – e do ensino da Administração baseado nas práticas das diversas Instituições de ensino, nacionais e internacionais, por meio deste Congresso Internacional, o qual será realizado nos dias 29 a 31 de agosto no Centro Sul. Para este evento estamos confirmando a participação de autoridades e profissionais renomados.

    • SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO: como estratégia de preparação para o evento de agosto, o CRA-SC vem realizando seminários locais nas

    macrorregiões do nosso Estado. Nestes, temos a oportunidade de vislumbrar a temática do ensino e profissão do Administrador sob o enfoque da região. Já concretizamos o evento nas Regiões Sul, nos dias 24 e 25 do mês de abril na cidade de Criciúma; Serrana, no dia 16 do mês de maio no município de Lages; e Norte, nos dias 30 e 31 do mês de maio em Joinville. Posteriormente, estaremos nas Macrorregiões do Vale do Itajaí, no dia 08 de agosto em Blumenau, e Oeste, nos dias 16 e 17 de agosto em Chapecó.

    Não obstante, sabemos que é primordial o fortalecimento da relação de parceria entre as Instituições de Ensino Superior catarinenses e o CRA-SC para que esse evento tenha os desdobramentos almejados. Sendo assim, a participação de alunos, professores e profissionais da área de administração será fundamental para o debate acerca da profissão mais desejada no país.

    Em virtude do exposto, convidamos o(a) senhor(a) para participar ativamente do ADM Fórum 2012. Nesse sentido, precisamos de profissionais dispostos a divulgar o nosso evento para que o maior número de pessoas tenha conhecimento desta ação inovadora em nosso estado. Entrementes, seguem mais informações sobre os enfoques programados: na visão do mercado abordaremos a temática As experiências de empresariado e do gestor público em relação às tendências da Administração em nível local e global; na percepção da academia será tratado sobre O ensino de administração, a gestão e as tendências em nível nacional e estadual, tanto nas áreas privada como pública; outrossim, no que concerne ao futuro do ensino sob a ótica da academia e do mercado, abarcaremos As experiências e desafios do ensino de administração.

    Temos Pacote de inscrição.

    Abaixo uma relação de promoção para isncrições:

    A cada 10 inscrições 01 é cortesia
    A cada 15 inscrições 02 são cortesia
    A cada 20 inscrições 03 são cortesia

    Inscrições até 16/07 a 15/08 16/08 a 28/08 No local
    Estudantes de Graduação/Pós-Graduação 150,00 200,00 220,00
    Profissional com registro no CRA 180,00 200,00 220,00
    Outros Profissionais 350,00 400,00 420,00

    Estamos disponíveis à propostas!

    Segue Programação do evento :

    Programação Preliminar ADM Fórum 2012 – Participação especial, dando Palestra : CIRO GOMES

    Dia 29/08/2012 Quarta-feira SOLENIDADE DE ABERTURA

    17h00 às 19h00 Credenciamento
    19h00 às 20h00 Governador do Estado e Presidente do CRA
    20h00 às 21h30 Palestra Magna
    21h30 Coquetel

    Dia 30/08/2012 Quinta-feira TEMÁTICA: As experiências do empresariado e do gestor público em relação as tendências da Administração em nível local e global

    A VISÃO DO MERCADO 14h00 às 15h30 Tema: Agronegócio, Indústria e Meio Ambiente
    Palestrantes e debatedores

    15h30 às 16h00 Intervalo
    16h00 às 17h30 Tema: Inovação, Tecnologia e Comércio
    Palestrantes e debatedores
    17h30 às 18h00 Intervalo
    18:00 às 19h30 Apresentação da Pesquisa CRA-SC

    Dia 31/08/2012 Sexta-feira TEMÁTICA: O Ensino de Administração, a gestão e as tendências em nível Nacional e Estadual tanto na área privada como pública;

    A VISÃO DA ACADEMIA 14h00 às 15h30 Tema: O Futuro das Escolas da Administração e Cenários e Estratégias para 2020
    Palestrantes e Debatedores

    15h30 às 16h00 Intervalo
    16h00 às 17h30 Tema: a a Experiência e a formação Acadêmica definido pelo modelo do Pacto de Bolonha
    Palestrantes e Debatedores
    17h30 às 18h00 Intervalo
    O FUTURO DO ENSINO SOB A ÓTICA DA ACADEMIA E DO MERCADO 18:00 às 19h30 Tema: As experiências e os desafios do Ensino da Administração
    Palestrantes e Debatedores

    Ficamos à disposição para mais esclarecimentos.

    Att,
    Ana Paula Espíndola
    Dept , Comercial
    E-mail: anapaula@attitudepromo.com.br
    MSN: anapaulaattitude@hotmail.com
    (48)3047-7600 – Ramal 7610
    (48)3047-7610(Direto)
    Attitude Promo – Promoções e Eventos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s