7ª Semana Acadêmica de Administração 13/10/10

Inovação como estratégia competitiva da micro e pequena empresa abriu a série de palestras

O coordenador do curso, Wagner Bueno, o vice-diretor da FAE, Jones Soares e o reverendo Rodrigo Spiuca participaram da abertura da Semana Acadêmica.

Começou nesta quarta-feira (13) a 7ª Semana Acadêmica do curso de Administração da Faculdade Anglicana de Erechim, vinculada ao Instituto Anglicano Barão do Rio Branco. Com o tema ‘Inovação e Atitudes Empreendedoras’, o evento está trazendo profissionais do ramo que atuam em variados setores.

Já que o tema é inovação, a FAE também inovou neste ano com transmissão direta das palestras em tempo real, através do site da instituição na TVFAERS, http://www.faers.com.br/Portal/FAERS/. As transmissões nesta quinta e sexta-feira iniciam às 19h30.

Na quarta-feira, a palestrante foi Diane Sensolo, que é técnica em atendimento do Sebrae/RS. Formada em Ciências Contábeis, com  MBA em Gestão do Agronegócio e MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria,  tem experiência de 12 anos no departamento financeiro em empresa multinacional americana do agronegócio situada em Marau/RS.

 

Diane Sensolo –  Sebrae/RS.

Com o tema ‘Inovação como estratégia competitiva da micro e pequena empresa’ ela explicou o que é o Sebrae e como ele funciona. Segundo ela, as micro e pequenas empresas geraram até agosto de 2010, 71% dos empregos no Brasil. O Brasil é um dos países mais empreendedores: de cada 10 pessoas uma quer ter seu próprio negócio. Porém, devido a falta de conhecimento do setor, falta de dinheiro e inovação, em cinco anos, boa parte das pequenas e micro empresas fecham as portas. Por isso, ela acredita que o desafio no Brasil é ter consciência do valor da inovação. “É necessário aliar a teoria com a prática, e as duas ferramentas para conseguir inovação é ter espírito de inovação e capacidade de inovar. Para isso, as empresas precisam criar um ambiente favorável para desenvolver a mente inovadora, aceitando ideias. Porque muitas empresas não aceitam as opiniões dos funcionários de chão de fábrica, mas são eles que vivenciam aquilo e podem enxergar a solução para alguns problemas de produção,” completa.

O Sebrae oferece às micro e pequenas empresas cursos de capacitação em vários setores, entre eles o de Gestão da Inovação, Inovar para Competir. Segundo Diane, “o difícil é começar a ser uma empresa inovadora, mas depois que ela começa isso acaba se tornando uma rotina, pois procuram sempre inovar e mudar para aperfeiçoar processos. Porque a inovação é a chave para aumentar os lucros, a partir de uma maior competitividade de novos produtos e serviços.”

 

No final do evento o acadêmico Daniel Bizzani um dos semifinalistas do RS no Desafio Sebrae 2010, entregou uma placa de agradecimento para a palestrante.

No final do evento o acadêmico Daniel Bizzanium dos semifinalistas do RS no Desafio Sebrae 2010 – , entregou uma placa de agradecimento para a palestrante. O coordenador do curso, Wagner Bueno, o vice-diretor da FAE, Jones Soares e o reverendo Rodrigo Spiuca participaram da abertura da Semana Acadêmica.

Na quinta-feira (14), palestra Jessé Rodrigues, gerente de novos negócios do Grupo RBS e na sexta-feira (15), a palestra será com Deoclécio Corradi presidente da Accie de Erechim e presidente do Conselho da Comil.

Anúncios

Sobre Wagner Bueno

Administrador, Consultor e Professor
Esse post foi publicado em Semana Acadêmica. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s