7ª Semana Acadêmica de Administração 15/10/10

Semana de Administração é encerrada com palestra de Deoclécio Corradi

Evento lotou o salão de atos da Instituição, que contou também com a participação dos acadêmicos da Faculdade Anglicana de Tapejara

De acordo com o Deoclécio inovar, além de gerar riqueza é importante para anter-se à frente dos concorrentes.

O encerramento do ciclo de palestras da 7ª Semana Acadêmica de Administração da FAE foi realizado pelo empresário Deoclécio Corradi, que falou sobre ‘Inovação e atitudes empreendedoras’. Os acadêmicos da Faculdade Anglicana de Tapejara também assistiram à palestra.

Empresário, engenheiro civil, industrial desde 1978, Corradi atualmente preside o Conselho da Comil Ônibus S/A, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil. Deoclécio foi presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai por quatro anos, e é o atual presidente da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim).

A Comil tem aproximadamente 2.500 funcionários, produzindo 14 carrocerias por dia, atende todo o mercado nacional e exporta para 32 países. Segundo ele, um dos maiores desafios, hoje, da Comil é buscar materiais recicláveis e mais leves. “Se conseguirmos diminuir o peso do ônibus, ele acaba gastando menos combustível e ainda nos dá a possibilidade de abrir espaço para mais passageiros.”

De acordo com o palestrante,  inovar, além de gerar riqueza, é importante para manter-se à frente dos concorrentes. A inovação pode ser buscada tanto em produtos, dentro da fábrica facilitando a produção e até na logística. Mas também dentro das pessoas, com novas atitudes e postura, tanto no trabalho, como no ambiente familiar. Para Corradi, o empreendedorismo tem muito da família, ou o pai tem um negócio próprio, ou incentiva muito os filhos a terem, e eles acabam desenvolvendo o de serem empreendedores. Porém, nada impede qualquer pessoa ter essa vontade e se preparar para isso. Além de ter muito foco no que quer, o empreendedor precisa ter outras características, como: concentração, organização, iniciativa, coragem, persistência, curiosidade, superação nas crises, persuasão, comprometimento, autoconfiança e gestão. Para ele, “empreender é colocar em risco o seu capital para gerar riqueza para você e os outros”.

No final da palestra foi aberto espaço para perguntas, que foram feitas também através do chat no portal da FAE, que transmitiu o evento em tempo real para os internautas.

……………………………...Como agradecimento, o palestrante recebeu uma placa do acadêmico da FAT, Eduardo Três.

Anúncios

Sobre Wagner Bueno

Administrador, Consultor e Professor
Esse post foi publicado em Semana Acadêmica. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s