ÒCIO Positivo, consciência de nossos atos e o valor de nossas ações.

PARE!

Luiz Almeida Marins Filho

          Num mundo frenético como o que vivemos, temos que aprender uma coisa essencial para o sucesso: PARAR!

            Parar não significa deixar de trabalhar. Nem significa trabalhar menos. Muito menos significa entregar-se ao ócio desmesurado. Significa, isto sim, fazer (como os orientais nos ensinam) pequenas paradas para que coloquemos nossa cabeça novamente no prumo. Para que pensemos se o que estamos fazendo é realmente o que deveríamos estar fazendo. Muitas vezes o ritmo frenético em que vivemos nos faz fazer coisas sem que tenhamos tempo para pensar, questionar, analisar. Só mesmo parando é que poderemos retomar a consciência de nossos atos e o valor de nossas ações.

            Essas “paradas” podem ser de poucos segundos, alguns minutos ou mesmo de um ou dois dias. Simplesmente parar! Parar para pensar. Parar para uma auto-análise, para um encontro consigo mesmo. Parar para observar, analisar, prestar atenção ou até fazer uma breve oração pode nos colocar novamente no caminho certo de onde, sem querer, nos desviamos com a loucura do “fazer”,  do “empreender”, do “realizar”.

            É preciso que nos demos um tempo a nós mesmos. Olhar para o vazio, observar a natureza, uma criança, pessoas,  pode nos levar a reflexões às quais nos desacostumamos pelo corre-corre do cotidiano. Parar nos ajudará a caminhar ainda mais rapidamente, porém no rumo certo. Parar nos fará mais donos de nós próprios, mais conscientes de nossas ações e omissões. Parar nos fará compreender e assumir nossas fraquezas e virtudes. Parar é essencial para quem quer vencer os desafios do mundo contemporâneo. Correr sem saber direito para onde se está indo é uma insanidade. Correr sem destino é estressar-se. A “lei dos intervalos” é uma das mais importantes da psicologia e da aprendizagem. Tudo tem que ter uma “pausa” (até a música, a dança) para que seja agradável e perfeito. A vida também. Saber parar é uma arte que só os mais sábios dominam. Saber parar é a essência do caminhar.

            Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!

Head Office:

 Rua Manoel Affonso, 64 – Tel.:(15)224-1090 – Fax: (15)224-1488 – 18090-550 – Sorocaba – SP – Brasil

www.anthropos.com.brmotivacao@anthropos.com.br

Anúncios

Sobre Wagner Bueno

Administrador, Consultor e Professor
Esse post foi publicado em Motivação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s