Práticas Empresariais na Sala de Aula

Práticas Empresariais na Sala de Aula.

Os Acadêmicos do Curso de Administração, da Disciplina de Teoria Geral da Administração, N-1 e N-2, sob orientação do Prof. Cladi Bonatti, na aula do dia 02 de maio de 2011, após  pesquisas de campo, apresentaram os resultados dos trabalhos em que foram desafiados sobre o Tema:  COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.  Foi vivenciado e oportunizado aos acadêmicos, casos reais e a dinâmica das empresas nesse conturbado mercado competitivo em que estão inseridas.

Quando uma empresa não se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos, reafirma o Prof. Cladi. Muitas empresas com produtos de qualidade pecam por não manterem um contato eficiente com seus funcionários, público-alvo, mídia, o que resulta na quebra do nome da empresa perante o público consumidor.  Sendo assim as melhores empresas passam por constantes transformações com o objetivo de permanecerem as mesmas.

A atividade de pesquisa consistiu em diagnosticar se a empresa se comunica bem? O que pode ser implantado ou mesmo melhorado? Talvez você não saiba,  mas é possível divulgar sua marca na mídia investindo pouco,com direito a elogios e até mesmo primeira página. Você deverá “enxergar” informações preciosas que estão inseridas no cotidiano de sua empresa: mas, como fazer isso? Esse foi o desafio debatido numa dinâmica em sala de aula.

O Grupo 1 – apresentou projeto de pesquisa sobre o projeto  Intecnews, através de um Case em uma tradicional empresa de Erechim, especializada na integração de soluções de fabricação e montagem eletromecânica cobinando qualidade, praticidade, flexibilidade e tecnolofia, confirmados pela certficação ISSO 9001, qualificada e capacitada nos segmentos de: óleos vegetais, biodíesel, alimentício, celulose e papel, navegação, petroquímico e portuário, e ao final, importando em um grande e importante projeto social desenvolvido pela empresa.

O Grupo 2 – produziu um importante projeto de divulgação de safra especial de uma Vinícola. Segundo os autores “A sintonia perfeita dos sentidos faz o tempo parar. Ds melhores safras para os melhores paladares.

Em nossos produtos divulgamos a idéia de sustentabilidade, trabalhando com materiais recicláveis como garrafas Pet’s e implantando a idéia de que 100% de nossos produtos tanto garrafas Pet’s ou vidro voltem para a fábrica para reciclagem ou utilização em novos projetos.

O vinho é uma das bebidas mais sofisticadas e apreciadas no mundo inteiro. Estudos relacionando o consumo de vinhos e risco de doenças cardíacas têm descoberto que pessoas que nunca bebem vinho e os que bebem muito têm risco mais elevado, enquanto os que consomem vinho moderadamente têm risco menor. Estudos também descobriram que o consumo moderado de outras bebidas alcoólicas poderia oferecer proteção ao coração, porém esse efeito protetivo é maior com os vinhos. Entre os tipos de vinhos, segundo os estudos, o tinto oferece mais benefícios à saúde do que o branco, incluindo proteção contra câncer. Pesquisadores suspeitam que isso seja devido ao fato de o vinho tinto conter mais polifenóis do que o branco.

Em um mundo cada vez mais preocupado com as questões ambientais, os vinhos Daros tornaram-se os primeiros da região a receber um certificado Orgânico da Agence Bio (AB).

Por meio desse projeto, foi possível debater um importante projeto social para a comunidade regional, com a Missão de surpreender os mais exigentes apreciadores de vinho.

No Grupo 3 – o projeto de pesquisa foi idealizado em uma indústria de erva-mate,  com o tema: “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra” divulgando a marca e as propriedades medicinais da erva e do chá de erva, tecendo um importante estudo sobre a produção, cultivo e processo da erva-mate, culminando com um projeto social para difundir a marca.

No Grupo 4 – foi apresentado um trabalho com o tema: Decora Center, com um moderno e ousado projeto de decoração residencial, interna e externa, aliando praticidade, acessibilidade e com valor customizado.

.

No Grupo 5 – O projeto no setor da construção civil, permitiu a valorização da construção civil, aliado a segurança, economicidade e ousadia, aliado a um projeto social de relevância para o segmento.

.

No Grupo 6 – foi a vez de observar a apresentação de um estudo sobre uma empresa da cidade de Erechim, no setor de serviços ao consumidor, identificando a necessidade de difundir a marca aliada com a  valorização e vinculação de um importante  projeto social.

.

No Grupo7 – os acadêmicos oportunizaram uma pesquisa de um produto de proteção solar, valorizando a marca, aliando a um importante projeto social para difundir o produto, combinado com a  qualidade, praticidade e confiabilidade

Esta foi  a proposta de trabalho. Neste Século XXI, chamado “século do conhecimento” nada mais é do que a era da mudança de comportamento das pessoas, dos gestores, dos colaboradores e porque não dizer dos consumidores. Assim podemos dizer que a comunicação empresarial, constitui uma importante ferramenta de comunicação onde é possível melhorar a imagem de uma empresa, produto ou mesmo relacionamento com funcionários e público alvo. Em momentos de crise, a salvação chega por meio de muita criatividade e trabalho em equipe.

Saber analisar, planejar, ouvir e agir de acordo com as necessidades dos consumidores, valorizando produtos, marcas e funcionários. Assim torna-se possível a criação de um plano eficiente voltado à comunicação empresarial e consecutivamente o sucesso da empresa, afirma o Prof. Cladi Bonatti, Disciplina TGA/FAE.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Sobre Wagner Bueno

Administrador, Consultor e Professor
Esse post foi publicado em Teoria Geral da Administração. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s