Acadêmicos de Administração do 8° Sem. VISITAM COMIL ÔNIBUS S.A

Conferir o dia-a-dia dos processos da qualidade foi o que levou o professor de Gestão da Qualidade, do curso de Administração da Faculdade Anglicana de Erechim, Dulcimar José Julkovski, a conduzir os alunos do nível VIII numa visita técnica a montadora Comil Ônibus S.A. de Erechim.

Nessa visita, os alunos observaram os processos produtivos com ênfase na Gestão da Qualidade Total (GQT – Conjunto de atividades para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito, aos princípios de gestão da qualidade, de modo a satisfazer todas as pessoas envolvidas com a organização), no Programa 5S (5 sensos: A expressão Senso significa exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender. As atividades 5S tiveram início no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial. No Brasil, o programa 5S foi lançado formalmente em 1991. O nome “5S” está associado a cinco palavras que em japonês começam com “S”. Seiri – Utilização, Seiton – Organização, Seisoh – Limpeza, Seiketsu – Saúde e Meio Ambiente, Shitsuke – Autodisciplina.) e trabalhos de melhorias baseados na Metodologia Círculos de Controle da Qualidade (CCQ – É uma das ferramentas para se alcançar a Qualidade Total. Consiste de pequenos grupos de funcionários voluntários (geralmente de 4 a 8 pessoas) que visam identificar, estudar e aperfeiçoar  situações de trabalho. O CCQ surgiu devido a uma necessidade de reverter a baixa qualidade dos produtos e serviços japoneses. Foi assim que  em 1962, surgiram os primeiros grupos de CCQ. A partir de 1963 deu-se a expansão do CCQ dentro do Japão e para outros países).

Os objetivos do professor Dulcimar foi de mostrar, conceituar e ampliar os conhecimentos dos alunos aliando teorias às práticas executadas na organização, bem como também desenvolver o senso crítico dos alunos fazendo com que tenham visão sistêmica na gestão dos processos e controle da qualidade.

Quando nos aproximamos das práticas, tendo vivenciado a teoria, a qualidade começa a ser vista com foco ampliado, definido inteiramente sob a perspectiva do consumidor ou usuário final.  Quando temos uma idéia clara dos conceitos e práticas, as ações ficam mais coerentes o que nos aproxima da perspectiva da qualidade ideal, e são esses momentos de visitas técnicas nos propiciam isso, comentam os alunos.

Anúncios

Sobre Wagner Bueno

Administrador, Consultor e Professor
Esse post foi publicado em Qualidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s